Outras Notícias

seixal

Realizou-se na passada sexta feira, dia 5 de Agosto, na Galeria de Exposições Augusto Cabrita (Biblioteca Municipal do Seixal) uma sessão evocativa dos 77 anos dos bombardeamentos de Hiroxima e Nagasaki.
Esta iniciativa, organizada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação e pela Câmara Municipal do Seixal - coordenador do Movimento Municípios pela Paz - inseriu-se no objetivo do reforço da defesa da Paz e contou com três momentos em que “Paz” foi a palavra de ordem.
A sessão teve início com um momento musical proporcionado por Vítor Paulo, na guitarra e na voz, acompanhado por João Neves, no teclado.
A eles seguiu-se a apresentação da antologia de poemas “Hiroxima”, um trabalho conjunto do CPPC e da Âncora editora e com coordenação de Carlos Loures e Manuel Simões. Na mesa estiveram presentes Cláudia Brites, pela Biblioteca Municipal do Seixal que dirigiu a sessão e apelou à leitura do livro; Joaquim Santos, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, que na sua intervenção deu nota sobre o trabalho do Movimento dos Municípios pela Paz mas também da autarquia do Seixal no esforço da defesa da Paz, que é crucial nos dias que correm; e Rui Garcia, Vice-Presidente da Direção Nacional do CPPC, que iniciou a sua intervenção com a leitura de um dos poemas da Antologia: “Evocação (com raiva) de Hiroxima e Nagasaki” de José Viale Moutinho, e prosseguiu dando uma breve contextualização histórica dos bombardeamentos de 1945, condenando esse vil acto mas também todos os actos de guerra e conflitos que se foram seguindo pelo mundo, e que, infelizmente perduram, sendo tão necessário, como sempre, defender a paz, o diálogo e negociação e a resolução pacífica dos conflitos. Apelou ainda à assinatura e divulgação da petição lançada pelo CPPC “Pela Adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares”.
Após a apresentação de “Hiroxima”, teve lugar a visita à exposição da Mayors for Peace sobre a Bomba Atómica - Uma Mensagem de 1945 para o Futuro.